VIII Memorial Tiago Alves



Académica vence Torneio em Veteranos

Disputou-se no passado dia 5, no Estádio Universitário de Coimbra, o VIII Memorial Tiago Alves, integrado no Programa da Queima das Fitas, prova em homenagem à memória do campeão da Académica Tiago Alves. Este torneio é disputado nas categorias de benjamins, infantis e juvenis e ainda com uma prova de equipas de veteranos.

Na prova de veteranos, a Académica conquistou o 1º lugar, através da sua equipa A, constituída por Renato Homem, Pedro Simões, Filipe Rosa, Rui Fonseca e Alexandre Vieira, tendo superado no combate decisivo a equipa do Montanha Clube / ARSM, sendo de referir que a AAC ainda conseguiu o 3º lugar do pódio, com a equipa B, composta por Henrique Sousa, Bruno Cardoso, Rui Sousa, Nelson Pinão, Ricardo Minas e Paulo Sousa.

A prova para os mais jovens teve uma grande adesão, com cerca de 400 judocas a participarem, num torneio em que o convívio e o conhecimento das regras e valores do judo são o mais importante, tendo sido uma prova muito animada entre os mais novos, revelando também o forte dinamismo da Académica no desenvolvimento do judo nestas classes, não só na AAC, mas também noutros clubes / polos, onde é promovida a modalidade com protocolos com essas entidades.

Os prémios foram entregues pelos pais do Tiago Alves, Horácio Alves e Margarida Alves e ainda pelo seu irmão, Rui Alves. O presidente da Secção de Judo da AAC, Filipe Rosa efetuou uma intervenção, destacando a importância do Torneio na preservação e perpetuação da memória do Tiago, agradecendo ainda a presença de todos os atletas, clubes e familiares presentes e em particular a presença nesta prova dos pais e irmão do Tiago. No seu discurso, Filipe Rosa destacou ainda Catarina Costa, campeã da europa universitária e recente vencedora de Grand Prix de Antalya (Turquia) e o treinador Celso Martins, judoca da AAC e que vai ser o preletor do 30º Estágio Internacional a AAC, a decorrer em Coimbra entre os dias 27 e 31 de agosto, sendo de referir que Celso Martins é atualmente treinador da equipa de Sainte Geneviève Sport, bicampeã nacional em França.