Campeonato Nacional de Equipas Seniores



Académica campeã nacional feminina

Realizou-se este domingo, 11 de junho, em Odivelas, o Campeonato Nacional de Equipas Seniores. A Académica esteve em destaque ao sagrar-se Campeã Nacional Feminina. As atletas da Briosa reconquistaram o título que já lhes fugia há alguns anos. Depois de conquistar o título nacional nos juniores femininos, a Académica vence agora o título nacional sénior feminino.

A equipa formada por Catarina Costa, Leandra Freitas, Ana Sousa, Filipa Sousa e Sofia Cardoso esteve muito bem no combate de atribuição da medalha de ouro. As academistas venceram a equipa das Oficinas de São José por quatro vitórias a uma. Apesar de ter sido um resultado avultado o encontro foi bastante disputado e emotivo.

No primeiro combate desta final, nos -70 kg, Ana Sousa efetuou um combate bem conseguido e taticamente bem gerido, revelando a sua experiência competitiva, colocando a Académica no caminho da vitória. Na luta seguinte a atleta Filipa Sousa (+70 kg), ainda júnior, defrontou uma atleta bastante experiente, nomeadamente no panorama internacional. Fez um combate interessante, mas não se superiorizou perante a sua oponente. O encontro ficava assim empatado. Na terceira disputa, a AAC ficaria de novo em vantagem por intermédio da vitória de Catarina Costa (-52 kg) que não teve oponente. No combate que determinou a vitória das estudantes, a academista Sofia Cardoso (-57 kg) efetuou uma prestação de alto nível, esteve muito concentrada, tendo a sua vitória assegurado a conquista do título pela Académica. No derradeiro combate, Leandra Freitas (-63 kg) também campeã nacional individual, venceu o encontro, tendo imposto o seu Judo à sua adversária, perfazendo assim o resultado final.

A acompanhar os atletas estiveram os treinadores de competição da AAC João Neto, Alain Massart e João Abreu.

No final da competição o treinador João Neto mostrou-se bastante satisfeito, tendo as atletas correspondido ao que lhes foi solicitado. O técnico aproveitou e traçou já o objetivo para o próximo ano, passando este pela revalidação do título nacional.