Taça da Europa de Juniores



Francisco Mendes de bronze, Diogo Brites quinto

Realizou-se este sábado o primeiro dia de prova da Taça da Europa de Juniores, em Coimbra. Este torneio está incluído no circuito internacional de juniores sendo pontuável para o ranking do escalão. O jovem atleta da Académica Francisco Mendes esteve em destaque ao conquistar a medalha de bronze na categoria -60 kg.

O judoca da Briosa fez uma prova de grande nível. Começou por vencer o espanhol Ramos, seguiram-se o holandês Hanssen, o espanhol Zurdo e o brasileiro Penna, todos pela vantagem máxima, ippon. No combate de acesso à final e mesmo tendo conseguido pontuar, o atleta da AAC não se conseguiu superiorizar ao brasileiro Torres. No combate de atribuição da medalha de bronze, Francisco Mendes derrotou o italiano Cala Lesina, num combate bastante táctico.

O atleta da Académica consegue assim medalhar e obter preciosos pontos no ranking mundial de juniores. Francisco Mendes tem agora como objetivo a participação nos Campeonatos da Europa e do Mundo de Juniores.

No segundo dia Diogo Brites entrou muito bem na prova ao vencer o italiano Villanova pela vantagem máxima, ippon. Seguiu-se o brasileiro Junior nos quartos de final. Apesar de ter dado uma boa réplica o atleta da AAC viria a ceder para o oponente. Na repescagem venceu o espanhol Reboredo, por ippon, e viria a ceder no combate de atribuição do bronze perante o polaco Baraniewski. Alcançou um honroso quinto lugar que lhe permitiu arrecadar pontos no ranking internacional de juniores. Deixou boas indicações para futuras provas do circuito europeu.

Filipa Sousa (-78 kg) começou por fazer um bom combate frente à russa Voronina, que viria a vencer a competição. Na repescagem, num combate equilibrado frente à espanhola Santamaria, não conseguiu vencer a sua adversária. Classificou-se em sétimo lugar.

Participaram também os atletas João Marques (-73 kg), Francisco Rovira (-73 kg), Sofia Cardoso (-52 kg), Leonor Silva (-57 kg) e Vicente Rovira (-81 kg) que, apesar de terem feito bons combates, não se conseguiram classificar.